Sim, o adaptador Voldt® de Tipo 2 para Tipo 1 foi especialmente desenvolvido para permitir que veículos elétricos com ficha Tipo 1 sejam carregados em postos de carregamento europeus com tomada Tipo 2. A maioria dos carregadores públicos de corrente alternada na Europa utiliza o conector Tipo 2 (Mennekes), que é o padrão na UE. Se possui um veículo com ficha Tipo 1 — comum em modelos japoneses ou americanos mais antigos, como o Nissan Leaf (anteriores a 2018) ou Mitsubishi Outlander PHEV — este adaptador é essencial para garantir compatibilidade com a infraestrutura europeia.
O adaptador possui uma entrada fêmea Tipo 2 numa extremidade e um conector macho Tipo 1 na outra. Suporta carregamento monofásico, compatível com os sistemas de carregamento dos veículos Tipo 1, e fornece até 7,4 kW (32A a 230V). É adequado para praticamente todas as estações públicas e privadas de carregamento AC na Europa, onde a corrente monofásica costuma variar entre 16A e 32A. O adaptador é certificado CE e TÜV, resistente à água e ao pó (IP54 quando ligado), e é produzido na Europa com materiais premium para máxima durabilidade e segurança.
Antes de usar, confirme se o carregador interno do seu carro suporta a mesma potência do adaptador — a maioria dos veículos Tipo 1 está limitada a 3,7 kW ou 7,4 kW. Este adaptador não é compatível com carregadores rápidos DC (como CCS ou CHAdeMO). Para carregamentos diários em corrente alternada na Europa, o adaptador Voldt® de Tipo 2 para Tipo 1 é uma solução segura e fiável — ideal para viagens ou mudança com um carro Tipo 1 num continente dominado por Tipo 2.