O que realmente são os conectores Tipo 1 e Tipo 2

Os cabos de carregamento Tipo 1 e Tipo 2 são os conectores AC mais utilizados pelos veículos elétricos na Europa. Cada tipo foi criado para responder às características específicas do sistema elétrico de uma região. O Tipo 1 surgiu nos Estados Unidos, onde as habitações utilizam corrente monofásica. Isso limita a potência de carregamento e faz com que o conector seja mais comum em modelos antigos de veículos elétricos e híbridos plug in.
O Tipo 2 foi desenvolvido para a Europa e suporta carregamento monofásico e trifásico, adaptando se perfeitamente às infraestruturas europeias. Por esse motivo, tornou se o padrão oficial de carregamento AC em espaços públicos.

Design dos conectores e diferenças na potência de carregamento

O conector Tipo 1 utiliza cinco pinos e permite carregamento monofásico até 7,4 kW. É uma solução funcional, mas já limitada face às necessidades dos veículos modernos. Segue o padrão norte americano SAE J1772.
O Tipo 2 utiliza sete pinos e suporta carregamento monofásico e trifásico. Nos postos públicos europeus, é comum atingir 22 kW em AC, potência que o Tipo 2 consegue utilizar plenamente graças ao padrão EN 62196.

Compatibilidade dos veículos e anos de utilização

O Tipo 1 tornou se raro na Europa e é encontrado sobretudo em modelos mais antigos, como o Nissan Leaf (2010 2017), o Mitsubishi Outlander PHEV (até 2018) e primeiras versões plug in da Kia e Hyundai.
O Tipo 2 tornou se praticamente universal a partir de 2014, equipando a maioria dos veículos elétricos vendidos na Europa.

Fig. 1 – Vista de um carregador Tipo 1.

Fig. 2 – Vista de um carregador Tipo 2.

Segurança e mecanismos de bloqueio durante o carregamento

O Tipo 1 prende se através de um clip manual, oferecendo menos proteção durante o carregamento, especialmente em ambientes públicos.
O Tipo 2 bloqueia automaticamente o cabo no veículo assim que a carga começa. Só pode ser removido quando o utilizador desbloqueia a viatura, garantindo segurança adicional.

Porque o Tipo 2 é o padrão europeu

O Tipo 2 suporta potências mais elevadas, oferece maior segurança graças ao bloqueio automático e integra se totalmente com as redes elétricas trifásicas europeias. Por isso se tornou o padrão dominante na Europa.

Ver os nossos produtos

    • How does a portable EV charger work?

    • O adaptador Voldt Tipo 2 para Tipo 1 funciona com meu veículo Tipo 1 na Europa?

    • Que quantidade de eletricidade consome o carregamento de um veículo elétrico?

    • What is a portable EV charger?

    • Qual é a diferença entre o lado macho e o lado fêmea de uma ficha de cabo de carregamento de veículos eléctricos?

    • Qual é a diferença entre o lado macho e o lado fêmea de uma ficha de cabo de carregamento de veículos eléctricos?

    Choosing the correct EV charging connector is not guesswork. It starts with confirming the technical standard your vehicle was built for and checking that the cable matches that standard exactly. Every EV uses either a Type 1 or a Type 2 AC connector, and this is defined by the vehicle manufacturer, not by the charging station. Always confirm your vehicle’s connector type using official documentation such as the user manual, manufacturer specifications, or verified vehicle databases.

    For Type 2 setups, which are standard in Europe from 2014 onward, look for evidence of compliance with CE and UKCA regulations. Independent testing from accredited bodies, such as TÜV, adds further validation that the cable meets the correct EN 62196 standards for the exact Type 2 model. These markings and certificates confirm that the connector design, pin layout, materials, and safety tolerances follow the required European regulations.

    When dealing with Type 1 vehicles, which were common in Europe between 2010 and 2018, confirm that the cable is built to the SAE J1772 standard. This ensures the correct single phase pin configuration and communication protocol. Although Type 1 is less common today, certified cables remain essential because they must precisely match the vehicle’s inlet design and electrical requirements.

    Also consider the practical environment where the cable will be used. For outdoor charging, the enclosure and connectors should be built with a high IP rating, ideally IP65 or higher, to protect the contacts from water and dust. Even though the safety logic of the charging process lives inside the EVSE or wallbox, the cable itself must be manufactured with high quality materials to prevent mechanical wear, heat buildup, or premature failure.

    Finally, always verify the authenticity of the cable. Every certified Type 1 or Type 2 cable should offer clear documentation, including the Declaration of Conformity and traceable serial numbers. These elements ensure that the cable you are using is built to the correct standard for your vehicle and that it is safe, durable, and ready for daily use.

    Ver os nossos produtos

    Escolha o seu automóvel

    Encontre os cabos de carregamento recomendados para o seu automóvel específico

    1 de 4

    Eager to learn more about EV chargers? Contact us!