O que realmente são os conectores Tipo 1 e Tipo 2
Os cabos de carregamento Tipo 1 e Tipo 2 são os conectores AC mais utilizados pelos veículos elétricos na Europa. Cada tipo foi criado para responder às características específicas do sistema elétrico de uma região. O Tipo 1 surgiu nos Estados Unidos, onde as habitações utilizam corrente monofásica. Isso limita a potência de carregamento e faz com que o conector seja mais comum em modelos antigos de veículos elétricos e híbridos plug in.
O Tipo 2 foi desenvolvido para a Europa e suporta carregamento monofásico e trifásico, adaptando se perfeitamente às infraestruturas europeias. Por esse motivo, tornou se o padrão oficial de carregamento AC em espaços públicos.
Design dos conectores e diferenças na potência de carregamento
O conector Tipo 1 utiliza cinco pinos e permite carregamento monofásico até 7,4 kW. É uma solução funcional, mas já limitada face às necessidades dos veículos modernos. Segue o padrão norte americano SAE J1772.
O Tipo 2 utiliza sete pinos e suporta carregamento monofásico e trifásico. Nos postos públicos europeus, é comum atingir 22 kW em AC, potência que o Tipo 2 consegue utilizar plenamente graças ao padrão EN 62196.
Compatibilidade dos veículos e anos de utilização
O Tipo 1 tornou se raro na Europa e é encontrado sobretudo em modelos mais antigos, como o Nissan Leaf (2010 2017), o Mitsubishi Outlander PHEV (até 2018) e primeiras versões plug in da Kia e Hyundai.
O Tipo 2 tornou se praticamente universal a partir de 2014, equipando a maioria dos veículos elétricos vendidos na Europa.
Fig. 1 – Vista de um carregador Tipo 1.
Fig. 2 – Vista de um carregador Tipo 2.
Segurança e mecanismos de bloqueio durante o carregamento
O Tipo 1 prende se através de um clip manual, oferecendo menos proteção durante o carregamento, especialmente em ambientes públicos.
O Tipo 2 bloqueia automaticamente o cabo no veículo assim que a carga começa. Só pode ser removido quando o utilizador desbloqueia a viatura, garantindo segurança adicional.
Porque o Tipo 2 é o padrão europeu
O Tipo 2 suporta potências mais elevadas, oferece maior segurança graças ao bloqueio automático e integra se totalmente com as redes elétricas trifásicas europeias. Por isso se tornou o padrão dominante na Europa.